quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Primeiro Post ... de um monte deles

Olá a todos,
primeiramente quero desejar um bem vindo aqueles que estão acessando (e queira Deus continuem entrando neste blog =D). Pensei neste blog principalmente por causa dos meus amigos da especialização TECDAM e dos meus colegas de trabalho, acho que minha mania meia doida de ficar decorando atalhos vai servir de alguma coisa para alguma alma perdida.  Aqui abordaremos não apenas atalhos, que acredito que aumentam a produtividade, mas também abordaremos algumas dicas de linha de comando (prometo que irei mostrar algumas coisas interessantes).

Segundo o Wikipedia "Uma tecla de atalho (ou atalho de teclado) é uma tecla ou um conjunto de teclas de teclado que ao serem pressionadas, é realizada uma ação que pode ser a chamada de um determinado programa ou chamada de uma função de um programa ou do sistema operacional". (http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecla_de_atalho)

Existem uma porrada de teclas de atalho, para uma porrada de softwares em vários sistemas operacionais (e ainda acrescento vários ambientes gráficos se você estiver no Linux). Então a pergunta que vem a cabeça: Como é que eu vou aprender esta quantidade enorme de atalhos para esta quantidade gigante de softwares em vários sistemas operacionais? Acredito que este pergunta seja respondida de forma simples: Não decore todos, mas decore as que representam as funcionalidades mais importantes para você. O mais legal é que diversos atalhos são parecidos em vários softwares diferentes. Ex.: Abrir - Ctrl + O (ooooh e não zero), Salvar - Ctrl + S etc, a não ser que você utilize o word em português :P.

Acredito que quando os desenvolvedores e o pessoal de UX (User Experience - em poucas palavras o pessoal que cuida da interação que você faz com a sua máquina :P) pensam em criar atalhos para os seus softwares, eles pensam em mnemônicos. Mnemônica é uma técnica que auxilia na memorização das coisas, que no caso dos atalhos são referentes as palavras das quais as funcionalidades correspondem. Hã ... oO, como assim? No nosso exemplo de Abrir ctrl + O, "O" vem de open (abrir em inglês).

Bem já teve muito blah blah blah com relação aos atalhos e o que eu quero mostrar neste post inaugural são os atalhos mais básicos para facilitar a inicialização / desligamento dos sistemas operacionais e de programas básicos. Então vamos lá:

Obs.: Não estou colocando os atalhos do MAC OS X pq eu não tenho um (ainda) e só sei alguns poucos, mas quando tiver um Mac (ou alguem me dar um de presente =P) vou postá-los aqui.

Iniciando a barra de iniciar
No Windows
         Ctrl + Esc

No Linux (Tanto nos ambientes gráficos Kde, quanto Gnome):
         Alt + F1

Executar uma aplicação:
No Windows
        Logotipo de windows ou tecla Win ou tecla super (aquela tecla com o ícone do windows viu Joyce :P) + R
 + R


Neste exemplo estou abrindo paint (mspaint é o nome do programa que corresponde ao paint)



No Linux (Tanto nos ambientes gráficos Kde, quanto Gnome):
        Alt + F2


Neste exemplo estou abrindo o terminal de comandos do gnome.

Abrir o navegador de Arquivos
No Windows
        Logotipo de Windows + E

No Linux (Tanto nos ambientes gráficos Kde, quanto Gnome):
Não existe um default, mas podemos configurar em ambos (eu gosto de colocá-los como - Ctrl + Alt + E)
No Kde eu geralmente coloco este atalho para abrir o dolphin ou o konqueror na minha pasta "home" e no Gnome eu coloco para abrir o nautilus

Iniciando o Gerenciador de Processos
No Windows
        Ctrl + Shift + Esc

No Linux
   Ambiente Kde
        Ctrl + Esc

Ambiente Gnome
Por padrão ele não tem um atalho, mas pode ser criado em Preferências -> Atalhos de Teclado -> Adicionar. O nome do programa a ser adicionado é "gnome-system-monitor"

 
No examplo desta imagem, eu coloquei o atalho igual ao do windows (Ctrl + Shift + Esc)

Travando a tela
No Windows
        Logotipo do Windows + L

No Linux (Tanto nos ambientes gráficos Kde, quanto Gnome):
        Ctrl + Alt + L


Opções de Desligamento
Bem ... no Windows eu não sei se existe, mas no ambiente gráfico Gnome o atalho é tecla Win + S.

Bom é isto, gostaria que os que estivem participando deste blog, me tragam feedback e me mandem sugestões. Próximo post, atalhos interessantes do Eclipse (Trabalhando com Classes)

ah ... e não esqueçam de colocar este blog em seus favoritos

  • Chrome - Ctrl +D
  • Firefox - Ctrl + D
  • IE ... sei lá nem uso :P

Abraço a todos e ... Ctrl + Shift + Del!