quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sendo um ninja nos browsers (Parte I): Os atalhos que faltavam (e que vão ficar incompletos até a parte II)

Olá a todos,
No post de hoje nós iremos aprender os shurikens ninjas utilizando os atalhos dos browsers.
Este post é dedicado ao meu amigo Carlos Medeiros que me perguntou um dia destes sobre como navegar entre as abas do Firefox.
Bem em minha opinião (que não vale de nada) o Firefox e o Chrome são melhores do que o Internet Explorer e o Opera em quesito de "shortcuts" (favor me mandem um feedback depois). Iremos abordar os seguintes browsers: Firefox (Versão 7.0), Chrome (Versão 14.), Internet Explorer (Versão 9.0) e Opera (versão 11.51).

Guerra dos Navegadores



Vamos começar pelo básico do básico que é garantir pelo menos que você navegue nos sites (sem ter que clicar na barra de endereço). Em todos os navegadores o atalho é o Ctrl + L. Vale tocar em um ponto aqui: No Firefox com versões anterioes ao 4, um atalho alternativo era o F6. O Chrome tem tanto o Ctrl + L quanto o F6.

No IE na versão 8.0 o Ctrl + L tem um comportamento um pouco diferente. Aqui é aberto um pop-up (bem parecido com o nosso Ctrl + R visto no post http://ericbbraga.blogspot.com/2011/08/primeiro-post-de-um-monte-deles.html) para que você possa inserir a página desejada (a do Orkut ou do Facebook :P).

Já que aprendemos a navegar, vamos aprender a criar outras abas (já que navegador sem abas, não é navegador). Para isto o atalho utilizado é o Ctrl + T, sendo este igual para todos os browsers. O que muda em relação as abas é como você navega entre elas. No Firefox a navegação é feita através do Ctrl + Num onde Num é o número da aba que desejamos ir (0-9) . Uma questão a ser abordada aqui é que no Linux o Ctrl deve ser substituído pelo Alt. No Chrome a navegação é feita com Ctrl + Num e pelo Alt + Num independente do sistema operacional (Windows e no Linux, no Mac deve ser Command ou algo do tipo). Temos também a navegação entre abas com o Ctrl + Page Up / Down, que vai para aba da esquerda ou para aba da direita respectivamente (tanto no Firefox como no Chrome) ou pelo Ctrl + Tab / Ctrl + Shift + Tab (também em ambos os navegadores). Até aqui a maioria dos atalhos são iguais tanto no Firefox quanto no Chrome, mas o Chrome da o pulo do gato pois tem um atalho muito legal (e que eu não vi em nenhum outro navegador) que é o Ctrl + Alt + Page Up / Down. Este atalho move a aba ou para esquerda ou para direta (up = direita, down = esquerda), muito útil quando queremos organizar as abas abertas.

No IE nós podemos utilizar o Ctrl + Num assim como no Chrome ou Firefox ou utilizando o Ctrl + Tab / Ctrl + Shift + Tab. Já no Opera a troca de abas se faz como Ctrl + Tab / Ctrl + Shift + Tab. Achei bem limitado isto pois não posso escolher qual aba ir diretamente (como nos outros navegadores).

Mudança de Abas no Opera

Recarregando uma página já carregada (ou parcialmente carregada).
Todos sabem que de vez em quando a sua página preferida fica toda ... bugada e acaba não sendo carregada por inteiro.
Isto acontece pois o seu navegador não conseguiu terminar de baixar todos os elementos que precisam ser mostrados na tela para isto existe o F5 para recarregar a tela (ou os alternativos Ctrl + R e Ctrl + F5).

Página não carregada completamente


Ta ta, eu passei os dois primeiros post falando do Ctrl + D e ainda nem disse para que ele serve ¬¬. Bem ele serve para adicionar o site atual aos seus sites favoritos. E para gerenciar os Bookmarks podemos utilizar o Ctrl + Shift + B no Firefox e Opera. No Chrome o comportamento deste atalho é diferente, ele apenas exibe / esconde os bookmarks. O atalho correto neste caso é o Ctrl + Shift + O (que também funciona no Firefox). O Atalho de bookmarks no Chrome só passou a existir na versão 14, isto era uma porcaria nos outras versões, eu nunca consegui gerenciar os meus favoritos com atalho).

Enfim para terminarmos esta Parte I, vamos fechar as nossas bilhões de abas que já abrimos (porque eu sei que você deve estar lendo várias abas neste exato momento). Para isto utilizamos o  Ctrl + W (funciona em todos os navegadores).

Bem pessoal é isto,
não esqueçam de adicionar aos favoritos (Ctrl + D) e mandar dúvidas e sugestões.